Adegga Wine Market 2011

Teatro Aberto, Lisboa, 1 de Dezembro

Manuel Moreira – O Escanção da Sala Premium

A apresentação dos vinhos presentes Sala Premium da edição de 2011 do Adegga Wine Market estará a cargo de um dos melhores Sommeliers de Portugal.

Manuel Moreira, escanção ou como internacionalmente se designa “sommelier”, um profissional de forte ligação ao vinho profissionalmente mas também a tudo o que diz respeito à formação, novas bebidas e formas de harmonização com comidas.

Proveniente de uma família humilde da zona de Ponte de Lima, que desde tenra idade o relacionamento com o vinho era irreversível. A família possui uma pequena vinha, à qual ajudava nos trabalhos, nas férias da escola, mas com outros objectivos de vida em mente. Como a vida dá muitas voltas, esse desígnio apareceu sem premeditação. Fez e faz carreira na hotelaria, foi-se especializando no serviço de vinho e no seu conhecimento, tendo evidentes reflexos nos locais onde exerceu essa actividade. Foi sendo reconhecido pelo seu trabalho, entre os seus pares e pelos clientes com quem lidava todos os dias.

Ao trabalhar em alguns locais de prestígio, Hotel Meridien, Spazio Evasione, Galeria Gemelli, Fortaleza do Guincho, Restaurante Degusto, Restaurante 100 Maneiras, e com grandes profissionais, foi crescendo, foi estudando e aprendendo.

A vontade de saber e fazer, direccionou-o para as competições de Escanção, tendo alcançado resultados de nível internacional, com o expoente obtido com o 2º Lugar com Consurso Best Sommelier of the World 2008. Considerado “Escanção do Ano 2003” pela Revista de Vinhos, “Prémio “Reconnaissance” 2005 como “Sommelier do Ano”, atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia, “Best Sommelier in Portugal 2009” pela revista Wine Business International. Na sua evolução não esqueceu a partilha e passou a fazer muitas outras actividades, tais como Formador de alunos na Escolas de Hotelaria, parceiro da Essencia do Vinho em Eventos Gastronómicos, e na sua Escola do Vinho onde partilha os enófilos o seu gosto e conhecimentos pelos aspectos do vinho.

Juri internacional em concursos de vinho, alargou a sua influência em acções de consultoria em restaurantes onde aplica a sua experiencia e conhecimento (Restaurante Gosho no Porto, Restaurante Porto de Santa Maria e Hotel Farol Design em Cascais, Hotel Vidago Palace, em Vidago). Como o “bichinho da hotelaria” está sempre activo, aventurou-se com outros dois jovens cozinheiros num pequeno restaurante, GSpot Gastronomia, na bela e romântica vila de Sintra.

Também, oportunamente passou a partilhar as suas opiniões no seu Guia de Vinhos, e na Revista Wine, onde é membro do painel de provas. Internacionalizou a sua actividade com palestras e formação noutros países, nomeadamente com apoio à empresa Wine Academy de outro colega e amigo, José Santanita, que desenvolve a sua actividade no Brasil. Também defende e divulga a sua arte e prestígio através de cargo de dirigente na Associação de Escanções de Portugal.

Comentarios

Powered by Facebook Comments

This entry was posted in Novidades and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Manuel Moreira – O Escanção da Sala Premium

  1. Pingback: Adegga Wine Market 2011

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>